Durante muitos anos, acreditou-se que a ingestão diária de uma taça de vinho poderia ser benéfica para a saúde. No entanto, um estudo publicado na JAMA Network, uma revista acadêmica de medicina, desmistificou essa crença. Segundo o artigo “Associação entre ingestão diária de álcool e risco de mortalidade geral“, o consumo de álcool não oferece nenhuma vantagem à saúde e, ao contrário do que se pensa, pode até prejudicá-la, se consumido em quantidades mais elevadas, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e neurológicas.
A pesquisa analisou 107 estudos envolvendo mais de 4,8 milhões de pessoas e revelou que não foram encontradas vantagens na saúde de quem bebe ocasionalmente ou em pequenas quantidades diárias, em comparação com os abstêmios.
Segundo a pesquisa, quem consome até 23 gramas de álcool por dia, equivalente a duas taças de vinho ou duas latas de cerveja, apresentam uma taxa de risco de mortalidade entre 2% a 4% maior de mortalidade por doenças em relação às pessoas que não bebem. Essa elevação foi considerada até como não significativa nesse nível de consumo. Mas para aqueles que ultrapassam as 23 gramas por dia, as consequências são mais graves, especialmente para indivíduos com até 56 anos de idade, que consomem mais de 65 gramas de álcool regularmente, equivalente a seis latas de cerveja ou uma garrafa inteira de vinho, as chances de morrer mais cedo aumentam para 38% em relação aos que não bebem. O estudo também mostrou que o consumo regular de grandes quantidades de álcool é mais perigoso para as mulheres, com as chances de morrer precocemente crescendo em 61% para aquelas que chegam ao nível extremamente alto.
A bebida e o cigarro juntos aumentam ainda mais os riscos de morte
É importante ressaltar que, para aqueles que são fumantes, é mais importante ainda parar de beber e parar de fumar, isso porque o consumo de álcool e tabaco juntos aumenta significativamente o risco de problemas cardíacos. De acordo com a American Heart Association, o consumo de álcool aumenta a pressão arterial, o que pode agravar os efeitos nocivos do tabagismo no sistema cardiovascular. Portanto, é fundamental que as pessoas que fumam e bebem reduzam ou eliminem completamente esses hábitos para melhorar sua saúde e reduzir o risco de doenças graves.
O método Pare de Fumar Agora é um guia completo com orientações passo a passo para ajudar a fazer você parar de fumar o mais rápido possível. Desenvolvido através de pesquisas e estudos feitos por especialistas, este guia traz importantes técnicas e estratégias que ajudarão você a dar os primeiros e mais importantes passos para superar a dependência física e psicológica da vontade de fumar. Tome uma atitude agora e comece hoje mesmo a seguir os passos que irão mudar a sua vida!
Conheça o método PARE DE FUMAR AGORA clicando no botão abaixo, e comece hoje mesmo a dar os primeiros passos rumo à uma vida saudável, livre do cigarro!