Encontrar ajuda adequada para parar de fumar geralmente é uma grande dificuldade para aqueles que lutam contra o cigarro. Uma importante ajuda no tratamento contra o tabagismo é a prática regular de atividades físicas, que pode ser de qualquer tipo, de acordo com o que a pessoa mais gostar. Corrida, caminhada, bicicleta, dança, entre outros, são atividades capazes de melhorar o condicionamento físico, aumentar a capacidade respiratória, reduzir a ansiedade e o estresse, melhorar a qualidade do sono e aumentar a sensação de bem-estar geral.
Além disso, a pratica regular de exercícios físicos ajuda a combater os sintomas de abstinência quando a pessoa está tentando largar o vício de fumar. Isso acontece porque a prática regular de exercícios libera endorfinas, neurotransmissores que proporcionam sensações de prazer e bem-estar, ajudando a reduzir a ansiedade e a irritabilidade que acompanham a abstinência do tabaco.
Confira aqui cinco benefícios que a atividade física proporciona para quem está em busca de aprender como parar de fumar.
A atividade física previne o ganho de peso de quem parar de fumar
De acordo com um estudo publicado em 2018 na revista científica Journal of Health Economics, pessoas que conseguiram parar de fumar apresentaram um aumento médio de 1,9 pontos no Índice de Massa Corporal (IMC). Isso acontece porque, muitas vezes, o hábito de fumar é substituído por alimentos. Mesmo que o ex-fumante acabe consumindo mais calorias, o exercício ajudará a evitar o ganho de gordura corporal.
A atividade física ajuda a regular o desiquilíbrio hormonal de quem está tentando parar de fumar
Ao parar de fumar, é comum que as pessoas experimentem efeitos psicológicos negativos devido à abstinência, como a ansiedade e o estresse. Isso pode se manifestar na forma de irritabilidade e inquietação, o que pode ser resultado do desequilíbrio hormonal causado pela falta de nicotina no organismo de quem para de fumar. A prática regular de atividade física, além de poder evitar o ganho de peso, ajuda a regular os hormônios de estresse e ansiedade, oferecendo uma resposta mais adequada em relação a esses efeitos psicológicos de abstinência ao proporcionar um efeito calmante e relaxante ao corpo e mente.
A atividade física combate os efeitos do sedentarismo de quem é fumante
Como sabemos, o cigarro prejudica a saúde respiratória e torna as atividades simples do dia a dia muito mais difíceis de serem realizadas. Os fumantes tendem a evitar fazer até mesmo pequenos esforços físicos, pois tem medo de sentir cansaço ou falta de ar. É comum ver pessoas que são fumantes pegarem seus carros para fazerem tudo, até coisas simples como ir na padaria da esquina, não percebendo que os pulmões podem já estar comprometidos. A atividade física tira o fumante da zona de conforto do sedentarismo, reduzindo esse cansaço sentido mesmo na realização de pequenas tarefas.
A atividade física melhora o sistema imunológico de quem é fumante
Além dos benefícios citados anteriormente, a prática regular de exercícios físicos também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, melhorando a qualidade do sono e aumentando a disposição. Todos esses fatores em conjunto ajudam a proteger o organismo e assim diminuir os riscos de doenças cardiovasculares e respiratórias.
A atividade física melhora a auto estima de quem está parando de fumar
Muitas vezes, as pessoas que tentam parar de fumar se sentem menos confiantes e com baixa autoestima. A atividade física ajuda a ocupar a mente e a ter autoconfiança, aumentando a autoestima, já que proporciona sensação de superação e bem-estar, o que pode ser fundamental para quem está tentando abandonar o vício do tabaco.
Com todos esses benefícios, a atividade física se mostra extremamente importante tanto para aqueles que estão tentando parar de fumar, quanto para quem parou de fumar recentemente, pois a prática regular de exercícios físicos reduz a vontade de fumar ao proporcionar um efeito relaxante e gratificante semelhante ao obtido pelo cigarro.
É importante ressaltar que o processo de cessação do tabagismo não é fácil e pode exigir muita força de vontade e suporte emocional. O apoio de amigos e familiares, além de grupos de apoio, pode ser muito útil para ajudar a pessoa a superar as dificuldades e manter-se firme em sua decisão de parar de fumar.
Se você é fumante e quer parar de fumar, conheça o método Pare de Fumar Agora, um passo a passo que você pode fazer para largar o vício de vez! Junto com a prática regular de atividades físicas, o sucesso para parar de fumar pode ser obtido de forma muito mais rápida, fazendo você ter uma vida muito mais saudável e feliz. Conheça o método clicando no botão abaixo.