noticias  e-books  cursos  aulas  vídeos
ASSINE JÁ | ENTRAR
SAÚDE

Como parar de fumar: 10 dicas para largar o cigarro

Se você quer largar o cigarro e não sabe por onde começar, veja essas dicas importantes e comece hoje mesmo
Da Equipe de Redação
Como parar de fumar: 10 dicas para largar o cigarro
Como parar de fumar: 10 dicas para largar o cigarro (Image by Freepik)
Método Parar de Fumar

Parar de fumar pode ser uma das coisas mais difíceis que uma pessoa pode fazer. No entanto, com o planejamento adequado e seguindo os passos certos, é possível largar o cigarro e começar uma vida mais saudável e feliz. Aqui estão 10 dicas para ajudá-lo a parar de fumar:

  1. Frequente mais lugares onde não é permitido fumar. Vá ao shopping, cinema, tente passar mais tempo nas compras de supermercado. Como fumar é um hábito, esses lugares o impedirão de acender um cigarro, e você pode ocupar a mente com outras atividades.
  2. Quando for dormir, coloque o maço de cigarros em um lugar que seja mais difícil de pegá-lo na manha seguinte. Isso ajudará a atrasar o primeiro cigarro do dia. Caso não seja possível, tente atrasar ao máximo o primeiro cigarro do dia, isso fará com que o intervalo entre o seguinte seja mais tarde, e a quantidade no final do dia seja reduzida.
  3. Não carregue o maço de cigarros com você ou na bolsa, pois isso pode fazer com que fumar se torne um hábito mesmo nos momentos que você talvez nem tenha vontade de fumar, mas o fato de apenas ver o cigarro ali com você faz sua mente ativar o desejo de fumar.
  4. Engane a vontade de fumar. Quando surgir a vontade, coma alguma coisa (algo natural para não engordar, evite aquele “docinho”), como por exemplo uma cenoura crua ou um tomate, que irão lhe dar uma saciedade de forma saudável e eficaz.
  5. Beba muita água. Tenha uma garrafa de água por perto para beber sempre que tiver vontade de fumar. A água ajuda a enfrentar a abstinência da nicotina e a aliviar a vontade de fumar. Mesmo que não goste muito de beber água, beba-a em copos de uma só vez, como se fosse um remédio.
  6. Comece a guardar o dinheiro que você gastaria com cigarro. Guarde o dinheiro que seria usado para comprar cigarros e use-o para algo diferente. Em poucos dias você terá uma quantia significativa de dinheiro guardado, que o incentivará a guardar cada vez mais.
  7. Após as refeições, escove os dentes imediatamente. A vontade de acender um cigarro pode surgir após o almoço ou depois de tomar um café. Nesse momento, é aconselhável escovar os dentes e usar um enxaguante bucal, o que irá tirar o desejo de fumar naquele momento e possivelmente será horário de você voltar ao trabalho ou se ocupar com outra atividade, anulando esse momento de fumar.
  8. Sempre que a vontade de fumar surgir, ocupe-se com outra atividade. Mesmo que essa vontade pareça insuperável, distraia-se de alguma maneira. Saia de casa, caminhe pelo bairro ou dirija-se a um local onde fumar seja proibido. Resista à tentação e esteja atento a si mesmo: você vai perceber que a situação vai melhorar gradualmente e se tornará cada vez mais fácil controlar a vontade de fumar.
  9. Preste atenção aos pontos positivos de parar de fumar. Lembre-se de que parar de fumar só trará benefícios para a sua saúde, como melhoria na respiração e no condicionamento físico. Pense nos aspectos positivos de largar o cigarro e o que isso pode mudar na sua qualidade de vida!
  10. O primeiro mês sem fumar é conhecido por ser o período mais difícil, e exige paciência. A vontade de fumar pode parecer insuportável, mas com o tempo melhora consideravelmente. O processo é gradual e a intensidade do desejo pela nicotina diminui, assim como o seu tempo de duração.

Como vimos, mesmo quando a vontade de fumar parecer insuportável, você deve sempre buscar alternativas para lidar com essa vontade, como se distrair com outras atividades, comer ou beber alguma coisa, ou sair para um local onde saberá que não é permitido fumar. Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar você a parar de fumar. Sabemos que esse é um processo difícil, que requer esforço e determinação, mas acreditamos que você é capaz de conseguir, pois se está lendo este texto aqui já é um sinal de que você tem realmente a vontade de parar de fumar

No entanto, sabemos que cada pessoa é única e que pode precisar de um método mais completo para conseguir parar de fumar de vez. Por isso queremos apresentar a você o método Pare de Fumar Agora, um guia completo preparado por especialistas, que apresenta passo a passo tudo o que você precisa fazer para parar de fumar, com diversas técnicas e estratégias para lidar com as crises de abstinência do cigarro e manter a motivação ao longo do processo. Para conhecer o método passo a passo, clique no botão abaixo agora mesmo!

Método Parar de Fumar
Veja também
Notícias sobre saúde e bem estar
Copyright (c) 2023 Life Change